O Projeto Proteja seu filho na Internet, em parceria com a Polícia Militar, saiu às ruas do bairro Buritis, em Belo Horizonte, na companhia do mascote PM Amigo Legal no combate à exploração sexual infantil no carnaval.
No início do ano, o número de denúncias contra abuso sexual infantil aumentam consideravelmente, e são vários os fatores que contribuem para esta estatística. A saída dos blocos carnavalescos, multidão nas ruas, pessoas com roupas coloridas, fazem com que as crianças se percas facilmente num pequeno descuido dos pais ou responsáveis. A ingestão de bebidas alcoólicas pelos pais também colaboram para esse descuido, pois as pessoas ficam mais relaxadas e distraídas, e basta apenas alguns minutos para que uma pessoa mal intencionada se aproxime e aproveite desse momento de distração para aliciar menores.
O momento é de grande atenção para os pais ao levar seus filhos para a brincar. Gracielle deu algumas dicas valiosas no evento:
- os pais devem preferir os blocos destinados ao público infantil, com menor número de pessoas, e onde a segurança geralmente é reforçada;
- faça com seu filho use roupas de cores fortes como laranja e verde limão, pois ajudam a identificar a criança caso ela se perca;
- fotografe seu filho já vestido antes de sair no bloco, pois em caso de emergência você poderá mostrar a foto aos agentes de segurança bem como enviar para as autoridades competentes via whatsapp, o que agilizará muito a busca;
- além do celular (que pode ser furtado ou perdido) coloque no bolso do seu filho um cartão com seu nome, nome dos pais e celular dos pais;
- oriente seu filho que caso ele se perca, não aceitar ajuda de estranhos e sim procurar algum agente de segurança devidamente uniformizado ou Policial Militar.
Proteja seu filho na Internet recebeu com muito orgulho o convite do Tenente Washington para somar esforços na aproximação da Polícia Militar com a comunidade na proteção de crianças e adolescentes.
E isso só foi possível graças à credibilidade do Major Godinho em nosso projeto, o qual nos incentiva desde ano passado em ações na capital e até mesmo no Paraná, quando contribuiu para nossa ação na Latinoware 2016 - Itaipu.
Caso você presencie um caso de abuso sexual, não se omita! Denuncie! Você pode ajudar a salvar vidas e sua denúncia é anônima!
DISQUE 100 PARA DENUNCIAR CASOS DE ABUSO SEXUAL